O Instituto Poíesis é um espaço criado para acolher projetos nas áreas de arte, filosofia e educação em suas mais amplas e possíveis interações, com o objetivo de vivenciar o processo criativo. O instituto privilegia o jardim como espaço primordial para a ocorrência da ação criadora. Jardim como lugar de impermanência, de cultivação e apreciação, de errância e magia, onde a fruição permite o restabelecimento do tempo real das coisas.

Este primeiro projeto, Filosofia no Jardim, foi desenvolvido para o atendimento individual de crianças, adolescentes, jovens e adultos interessados em conhecer o processo filosófico, com o objetivo de despertar e exercitar o potencial criativo e desenvolver um olhar crítico sobre a realidade das coisas. Para tanto o projeto propõe um diálogo a partir do jardim e da filosofia interagindo com várias linguagens como a poesia, jardinagem, literatura, música, culinária, tear, cerâmica, bordado, crochê, tricô, desenho, colagem e dobradura. Introduzindo o conceito de tempo, proporcionando experiências, acessando memórias e reunindo o indivíduo à natureza, fortalecendo suas escolhas e estimulando as habilidades práticas.

Além do Projeto Filosofia no Jardim, ofereceremos cursos de grego clássico, curso de latim clássico, palestras, grupos de estudos, encontros para discussões temáticas, exposições, dinâmicas de grupos, oficinas e saraus.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Novembro

É novembro e chove
Com mansidão conformada
O dia espera o anoitecer
De não estrelas
E as gotas brincam
De se transformar
Pela vidraça percebe-se
O úmido do contínuo chover
E aqui dentro ainda mantém-se
O secar de tecidos vãos
Tolhe-se o sorriso
E expressa a permanência
De risos esquecidos
Que se mostram
Em ecos pelos cantos
Hoje é preciso parar
E observar
Apenas contemplar
Novembro chove sim
E não é breve
Armem as tendas
Para festejar
Ou festeje
A dança da chuva
Em gotas a bailar
O tempo espera
Ansioso a decisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?