O Instituto Poíesis é um espaço criado para acolher projetos nas áreas de arte, filosofia e educação em suas mais amplas e possíveis interações, com o objetivo de vivenciar o processo criativo. O instituto privilegia o jardim como espaço primordial para a ocorrência da ação criadora. Jardim como lugar de impermanência, de cultivação e apreciação, de errância e magia, onde a fruição permite o restabelecimento do tempo real das coisas.

Este primeiro projeto, Filosofia no Jardim, foi desenvolvido para o atendimento individual de crianças, adolescentes, jovens e adultos interessados em conhecer o processo filosófico, com o objetivo de despertar e exercitar o potencial criativo e desenvolver um olhar crítico sobre a realidade das coisas. Para tanto o projeto propõe um diálogo a partir do jardim e da filosofia interagindo com várias linguagens como a poesia, jardinagem, literatura, música, culinária, tear, cerâmica, bordado, crochê, tricô, desenho, colagem e dobradura. Introduzindo o conceito de tempo, proporcionando experiências, acessando memórias e reunindo o indivíduo à natureza, fortalecendo suas escolhas e estimulando as habilidades práticas.

Além do Projeto Filosofia no Jardim, ofereceremos cursos de grego clássico, curso de latim clássico, palestras, grupos de estudos, encontros para discussões temáticas, exposições, dinâmicas de grupos, oficinas e saraus.

sábado, 5 de novembro de 2011

Jardim

O jardim esconde em signos
O desabrochar de uma flor
Os cantos
Caminhos e surpresas
Mostram-se
Em disposições estudadas
Outras forças sutis
Fazem-se aperceber
Olhos atentos delicados
Anteveem as mãos
E o trabalho 
O sol e a sombra brincam
De esconder e achar
O prêmio está no olhar
Nos cheiros e sabores
Determinante é o tempo
Que joga com a escolha
A flor desabrochada
A folha seca
A fruta estragada
Fora a escolha
Algo é determinante
Marcante e pulsante
O eterno retorno
Semeante e involuntário
Recheia os espaços intocáveis
Alterando irremediavelmente
De passagem a paisagem

                                

Um comentário:

  1. Sil
    Seu blog é delicado e sensível.. como você!:)
    Suas poesias são inspiradoras! AMEI!
    Beijos

    ResponderExcluir

O que você acha?